Pele

Melasma

Caracterizado pelo surgimento de manchas amarronzadas e assintomáticas, com disposição simétrica e bordas irregulares, o melasma é uma disfunção na pigmentação da pele resultante da hiperatividade das células produtoras de melanina.

 

Suas causas ainda não foram completamente elucidadas, mas sabemos que diversos fatores podem estar relacionados à piora ou desenvolvimento da condição. Entre elas, destaca- se a exposição à luz, principalmente à luz solar.

 

O melasma não tem cura e apresenta uma cronicidade característica, com recidivas frequentes. Mas, com acompanhamento dermatológico e muita disciplina, é possível estabilizar e clarear as manchas, além de impedir o surgimento de novas lesões.

 

A primeira e principal medida para o controle do melasma é o uso diário de protetor solar com FPS alto (acima de 50) e com cor, que irá formar uma barreira física também contra a luz visível.

 

Além disso, o tratamento da condição baseia-se no uso de medicamentos tópicos e orais prescritos pela dermatologista, que podem ser associados a procedimentos realizados em consultório, como os lasers com efeito fotoacústico, que não produzem calor na pele.