Pele

Hiperidrose

A hiperidrose é caracterizada por uma transpiração excessiva, que ultrapassa a necessidade fisiológica para termorregulação corporal. A condição ocorre devido a uma hiperatividade das glândulas sudoríparas e pode causar embaraço, desconforto e prejudicar a qualidade de vida do paciente.

 

Existem tipos diferentes de hiperidrose: a primária e idiopática, que não é um sintoma de outra doença e surge espontaneamente, sem que a sua origem seja conhecida; e a hiperidrose secundária, que é desencadeada por outras patologias como infecções, transtornos neurológicos ou metabólicos, tumores, ansiedade, entre outras.

 

Independentemente do tipo, podemos controlar a hiperidrose realizando aplicações de toxina botulínica em pontos estratégicos das regiões afetadas. A substância é uma neurotoxina que diminui a liberação de acetilcolina, neurotransmissor responsável pelo estímulo que aciona o suor. No entanto, quando o paciente não responde bem ao tratamento (o que não é comum), devemos considerar as opções cirúrgicas.